Ética em Thelema e a prática da autotranscendência

 


"Faze o que tu queres há de ser tudo da lei." 
    Thelema desperta o interesse de estudiosos e buscadores espirituais, especialmente quando o tema é sobre moral e ética. Neste texto, explorarei os princípios morais em Thelema, como Yama e Niyama ao analisar a prática da autotranscendência que permeia a filosofia thelêmica. Para compreendermos a abordagem thelêmica à ética, é importante considerar as informações fornecidas pelo Blog da Abadia de Thelema Het Heru. No artigo "O Debate sobre Ética em Thelema, Frater Epifron explora as diferentes perspectivas e discussões em torno da ética em Thelema, destacando a ênfase na Verdadeira Vontade e na autodeterminação responsável. Também utilizarei como base o artigo "Ética em Thelema", onde Frater H418 aborda os princípios de Yama e Niyama em Thelema. Esses princípios, originários da tradição iogue hindu, são reinterpretados dentro do contexto thelêmico, enfatizando a busca pela harmonia entre a vontade pessoal e a convivência social. 
    A Lei é "Faze o que tu queres". Essa frase expressa uma fórmula mágica que resume a ênfase na vontade pessoal como guia supremo da vida de cada indivíduo. Não se trata de permissividade desenfreada, e sim do entendimento de que cada um tem uma vontade única a ser descoberta e vivenciada de forma autêntica. Partindo do princípio que Thelema desafia os conceitos tradicionais de certo e errado, buscando uma ética baseada na autotranscendência e no equilíbrio entre a liberdade individual e a responsabilidade social, este é um convite para reflexão e exploração pessoal. Através da análise dos conceitos apresentados nos artigos mencionados, espero compartilhar minhas próprias reflexões e insights sobre a prática da autotranscendência em Thelema. 
    A autotranscendência é um termo que ganhou destaque representando a busca por um significado que vai além das preocupações individuais. Essa concepção envolve a capacidade de ir além do eu, reconhecendo nossa integração em um todo maior, frequentemente com dimensões divinas ou espirituais. Viktor Frankl e Abraham Maslow enfatizam a importância desse processo, considerando-o como a expressão mais elevada do desenvolvimento humano, no qual se transcende o ego para se conectar com objetivos mais elevados e um senso de consciência expandida. A prática da autotranscendência inclui meditação, busca por conhecimento, viagens espirituais e o cultivo de valores como criatividade, gratidão e coragem diante do destino, tudo em busca de encontrar propósito e significado que vão além do interesse pessoal. A teoria de Pamela Reed explora a expansão dos limites autoconceituais como parte natural do desenvolvimento humano, promovendo conexão com o ambiente e totalidade. A autotranscendência está relacionada à personalidade, sendo uma dimensão espiritual no modelo de Cloninger. Alcançar a autotranscendência requer tanto práticas espirituais como o cultivo de valores que levam a uma visão de mundo mais ampla e significativa, indo além das preocupações individuais. 
    Os princípios de Yama e Niyama desempenham um papel fundamental na formação de uma ética pessoal sólida e na busca por um equilíbrio moral. Esses princípios, presentes na filosofia de Thelema, oferecem uma estrutura para orientar escolhas e ações, promovendo o desenvolvimento de uma consciência ética mais elevada. Atuando como guias para uma vida ética e moralmente responsável, buscando a harmonia, o equilíbrio e a autorrealização. Yama inclui preceitos como a não-violência (ahimsa), a honestidade (satya), o respeito aos outros (asteya), a moderação (brahmacharya) e o desapego (aparigraha). Restrições e abstinências, visando a harmonia e o respeito não apenas com os outros, mas também consigo mesmo. Ao praticar os princípios de Yama, cultiva-se a paz interior, a empatia e a compaixão, buscando a resolução pacífica de conflitos, a sinceridade em nossas palavras e ações, e o respeito pelos limites e propriedades dos outros. Estes princípios ajudam a construir relações mais autênticas e significativas, baseadas na integridade e no respeito mútuo. Já Niyama, se refere às práticas pessoais que contribuem para uma vida ética, e inclui disciplina (tapas), estudo (svadhyaya) e devoção (Ishvara pranidhana). Essas práticas são essenciais para o desenvolvimento pessoal, promovendo o autoconhecimento, o autodomínio e a conexão com o sagrado. A disciplina permite estabelecer uma rotina regular de práticas benéficas, como meditação, exercícios físicos e alimentação saudável, fortalecendo nosso corpo e mente. O estudo incentiva a buscar o conhecimento, a expandir a compreensão do mundo e a refletir sobre as ações e seus impactos. A devoção permite uma conexão com algo maior, nutrindo a espiritualidade e proporcionando um senso de propósito e orientação. Esses princípios são diretrizes para um relacionamento saudável com o mundo ao nosso redor, promovendo o bem-estar individual e coletivo, buscando o equilíbrio entre a liberdade individual e a responsabilidade ética para com os outros. Ao integrar os princípios de Yama e Niyama na vida cotidiana, é possível se descobrir com uma ética pessoal sólida e um equilíbrio moral que permite tomar decisões conscientes e alinhadas com valores mais profundos. 
    Esses princípios servem como uma base para a busca da autotranscendência, permitindo que os indivíduos se tornem agentes conscientes de sua própria evolução espiritual e ética. Ao explorar a filosofia de Thelema e sua abordagem em relação à moral e ética, encontra-se um chamado à autotranscendência e à busca pela verdadeira vontade. Através dos princípios de Yama e Niyama, Thelema nos lembra da importância do autocontrole, da disciplina e da autorreflexão. Esses princípios nos convidam a examinar nossas ações, intenções e motivações, buscando sempre o crescimento pessoal e a realização do máximo potencial. Thelema nos desafia a questionar, aprofundar e expandir nossa compreensão de moralidade e ética, e a adotar uma abordagem dinâmica e evolutiva que esteja em sintonia com as necessidades e os desafios do mundo contemporâneo.
"Amor é a lei, amor sob vontade."
Frater Demiurgus.

Referência bibliográfica: 

Frater Epifron. (2022, junho 06). "O Debate sobre Ética em Thelema". Blog da Abadia. Link (Acessado em 12 de setembro de 2023). 

Frater H418. (2021, outubro 01). "Ética em Thelema". Blog da Abadia. Link (Acessado em 12 de setembro de 2023). 

Frankl, V. E. (1989b). Um sentido para a vida. Aparecida: Santuário. Maslow, A. (1962). Introdução à psicologia do ser. Rio de Janeiro: Eldorado. Reed, P. G. (2018). 

Pamela G. Reed: Teoria da Autotranscendência. In: Raile-Alligood, M. Teórica de Enfermagem e seu trabalho. Missouri: Elsevier. pp. 463-476.

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