Ética em Thelema e a prática da autotranscendência
"Faze o que tu queres há de ser tudo da lei."
Thelema desperta o interesse de estudiosos e buscadores espirituais, especialmente
quando o tema é sobre moral e ética. Neste texto, explorarei os princípios morais em
Thelema, como Yama e Niyama ao analisar a prática da autotranscendência que permeia a
filosofia thelêmica. Para compreendermos a abordagem thelêmica à ética, é importante
considerar as informações fornecidas pelo Blog da Abadia de Thelema Het Heru. No artigo
"O Debate sobre Ética em Thelema, Frater Epifron explora as diferentes perspectivas e
discussões em torno da ética em Thelema, destacando a ênfase na Verdadeira Vontade e
na autodeterminação responsável. Também utilizarei como base o artigo "Ética em
Thelema", onde Frater H418 aborda os princípios de Yama e Niyama em Thelema. Esses
princípios, originários da tradição iogue hindu, são reinterpretados dentro do contexto
thelêmico, enfatizando a busca pela harmonia entre a vontade pessoal e a convivência
social.
A Lei é "Faze o que tu queres". Essa frase expressa uma fórmula mágica que
resume a ênfase na vontade pessoal como guia supremo da vida de cada indivíduo. Não se
trata de permissividade desenfreada, e sim do entendimento de que cada um tem uma
vontade única a ser descoberta e vivenciada de forma autêntica. Partindo do princípio que
Thelema desafia os conceitos tradicionais de certo e errado, buscando uma ética baseada
na autotranscendência e no equilíbrio entre a liberdade individual e a responsabilidade
social, este é um convite para reflexão e exploração pessoal. Através da análise dos
conceitos apresentados nos artigos mencionados, espero compartilhar minhas próprias
reflexões e insights sobre a prática da autotranscendência em Thelema.
A autotranscendência é um termo que ganhou destaque representando a busca por
um significado que vai além das preocupações individuais. Essa concepção envolve a
capacidade de ir além do eu, reconhecendo nossa integração em um todo maior,
frequentemente com dimensões divinas ou espirituais. Viktor Frankl e Abraham Maslow
enfatizam a importância desse processo, considerando-o como a expressão mais elevada
do desenvolvimento humano, no qual se transcende o ego para se conectar com objetivos
mais elevados e um senso de consciência expandida. A prática da autotranscendência
inclui meditação, busca por conhecimento, viagens espirituais e o cultivo de valores como
criatividade, gratidão e coragem diante do destino, tudo em busca de encontrar propósito e
significado que vão além do interesse pessoal. A teoria de Pamela Reed explora a
expansão dos limites autoconceituais como parte natural do desenvolvimento humano,
promovendo conexão com o ambiente e totalidade. A autotranscendência está relacionada
à personalidade, sendo uma dimensão espiritual no modelo de Cloninger. Alcançar a
autotranscendência requer tanto práticas espirituais como o cultivo de valores que levam a
uma visão de mundo mais ampla e significativa, indo além das preocupações individuais.
Os princípios de Yama e Niyama desempenham um papel fundamental na formação
de uma ética pessoal sólida e na busca por um equilíbrio moral. Esses princípios, presentes
na filosofia de Thelema, oferecem uma estrutura para orientar escolhas e ações,
promovendo o desenvolvimento de uma consciência ética mais elevada. Atuando como
guias para uma vida ética e moralmente responsável, buscando a harmonia, o equilíbrio e a
autorrealização.
Yama inclui preceitos como a não-violência (ahimsa), a honestidade (satya), o
respeito aos outros (asteya), a moderação (brahmacharya) e o desapego (aparigraha).
Restrições e abstinências, visando a harmonia e o respeito não apenas com os outros, mas
também consigo mesmo. Ao praticar os princípios de Yama, cultiva-se a paz interior, a
empatia e a compaixão, buscando a resolução pacífica de conflitos, a sinceridade em
nossas palavras e ações, e o respeito pelos limites e propriedades dos outros. Estes
princípios ajudam a construir relações mais autênticas e significativas, baseadas na
integridade e no respeito mútuo. Já Niyama, se refere às práticas pessoais que contribuem
para uma vida ética, e inclui disciplina (tapas), estudo (svadhyaya) e devoção (Ishvara
pranidhana). Essas práticas são essenciais para o desenvolvimento pessoal, promovendo o
autoconhecimento, o autodomínio e a conexão com o sagrado. A disciplina permite
estabelecer uma rotina regular de práticas benéficas, como meditação, exercícios físicos e
alimentação saudável, fortalecendo nosso corpo e mente. O estudo incentiva a buscar o
conhecimento, a expandir a compreensão do mundo e a refletir sobre as ações e seus
impactos. A devoção permite uma conexão com algo maior, nutrindo a espiritualidade e
proporcionando um senso de propósito e orientação.
Esses princípios são diretrizes para um relacionamento saudável com o mundo ao
nosso redor, promovendo o bem-estar individual e coletivo, buscando o equilíbrio entre a
liberdade individual e a responsabilidade ética para com os outros. Ao integrar os princípios
de Yama e Niyama na vida cotidiana, é possível se descobrir com uma ética pessoal sólida
e um equilíbrio moral que permite tomar decisões conscientes e alinhadas com valores mais
profundos.
Esses princípios servem como uma base para a busca da autotranscendência,
permitindo que os indivíduos se tornem agentes conscientes de sua própria evolução
espiritual e ética. Ao explorar a filosofia de Thelema e sua abordagem em relação à moral e
ética, encontra-se um chamado à autotranscendência e à busca pela verdadeira vontade.
Através dos princípios de Yama e Niyama, Thelema nos lembra da importância do
autocontrole, da disciplina e da autorreflexão. Esses princípios nos convidam a examinar
nossas ações, intenções e motivações, buscando sempre o crescimento pessoal e a
realização do máximo potencial. Thelema nos desafia a questionar, aprofundar e expandir
nossa compreensão de moralidade e ética, e a adotar uma abordagem dinâmica e evolutiva
que esteja em sintonia com as necessidades e os desafios do mundo contemporâneo.
"Amor é a lei, amor sob vontade."
Frater Demiurgus.
Referência bibliográfica:
Frater Epifron. (2022, junho 06). "O Debate sobre Ética em Thelema". Blog da Abadia. Link
(Acessado em 12 de setembro de 2023).
Frater H418. (2021, outubro 01). "Ética em Thelema". Blog da Abadia. Link (Acessado em
12 de setembro de 2023).
Frankl, V. E. (1989b). Um sentido para a vida. Aparecida: Santuário.
Maslow, A. (1962). Introdução à psicologia do ser. Rio de Janeiro: Eldorado.
Reed, P. G. (2018).
Pamela G. Reed: Teoria da Autotranscendência. In: Raile-Alligood, M.
Teórica de Enfermagem e seu trabalho. Missouri: Elsevier. pp. 463-476.
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