Sobre Ordálios
Faze o que tu queres há de ser tudo da Lei.Caros Irmãos: Vamos tocar num tema que é interpretado de maneira equivocada, até por alguns Thelemita antigos - ORDÁLIOS.
Em uma lista de discussões um participante expressou sua opinião sobre Ordálios: "Olha, durante muito tempo eu achei que os ordálios eram desafios que o universo nos impunha para testar nossa perseverança. Hoje eu vejo que é o contrário. Imagine uma dificuldade que você tem, ela pode ser de ordem amorosa, profissional etc. Essa dificuldade faz parte de quem você é. O ordálio ou provação nada mais é do que uma oportunidade que se apresenta, de você superar essa dificuldade que está de alguma forma travando sua "evolução". Então se você tem medo de altura, um ordálio seria subitamente você receber uma proposta de emprego num lugar muito alto. Você pode simplesmente descartar, com as mil desculpas que for, mas no fundo você sabe que descartou porque tem medo de altura, e o ordálio foi a oportunidade que surgiu de você bater o pé e falar "ok, eu sei que tenho medo de altura, mas isso tá afetando minha vida, eu preciso superar isso”. Muito interessante.
Os argumentos apresentados são lógicos e consistentes, mas esse participante está equivocado. Os problemas da vida, dependem de nosso carma, da sociedade em que vivemos, de nossa família e de nossas opções etc. Tem a ver com nossa personalidade neste plano de Discos. O Ordálio nada tem a ver com isso, assim:
- Ordálios tem natureza Iniciática, isto é, se refere a uma superação que permita uma mudança consciencial, não voltado para o ego, mas ao Eu.
- Ordálios são assumidos livremente e são ativados após um compromisso ou juramento. Por exemplo, alguns percebem sua dificuldade de persistência em práticas que lhe possibilitam chegar a um patamar consciêncial diferente, após se comprometer em realizar a prática.
- Ordálios, a partir do momento que são ativados são cegos, isto é, cada um tem os seus, não há uma regra geral. Em Liber Al vel Legis, Nuit diz que deles (os Ordálios) ela não fala.
- Há Ordálios de "Tribulação", como descrito em Liber Al vel Legis, que se refere a caminhos de conhecimento e o que eu chamo de Ordálios de percepção, que se refere a uma real percepção de uma verdade, conforme aquela manifesta em Passando do Velho ao Novo Aeon. Neste caso, o Ordálio está em alcançar essa percepção e agir, uma vez vencida o Ordálio, de acordo com o novo estado consciencial. Note que para alguns isso é muito difícil e até insuperável.
- Ordálios, desta forma, tem uma natureza diferente da dos problemas da vida. Os problemas da vida são inerentes ao ser humano e embora tenham alguns parâmetros na vida anímica, ainda de se refere ao ego ou personalidade, enquanto os ordálios sãovoltados para o Eu ou Individualidade. Em Thelema, o Grande Ordálio é chegar à Visão e Consecução do Sagrado Anjo Guardião, pois, isso não se refere a uma concepção intelectual, mas a uma real consciência, somente alcançada, quando se vence, ordálio por ordálio, em cada Grau, aqui que foi auto - assumido, seja por um Juramento ou Compromisso.
- O carma, a cultura, família, nossa PERSONALIDADE etc., interferem nos ordálios assumidos por nós? Sim, sem dúvida. Mas os problemas da vida são sementeiras que nós plantamos e que estamos colhendo em nosso Ego.
Amor é a Lei, Amor sob Vontade.
QVIF196
Comentários
Postar um comentário